top of page

8 MITOS E FATOS SOBRE A ENERGIA SOLAR

A demanda por soluções em energia renovável vem crescendo a fim de controlar a emissão de gases de efeito estufa e de congelar os efeitos causados por anos de poluição e degradação do meio-ambiente.

Dentre as principais fontes de energias limpas, a energia solar se destaca pelo potencial de geração energética durante o ano todo. Diante destes e outros inúmeros benefícios, ainda existe ceticismo sobre o verdadeiro potencial dessa matriz energética devido à algumas informações difundidas equivocadamente por alguns “desinformados de plantão”.


  • Mito 1: Painéis solares não funcionam no frio ou em tempo nublado.

  • Fato: Os painéis solares funcionam tanto em ambientes ensolarados quanto em ambientes frios ou até mesmo nublados. A tecnologia dos painéis solares permite que estes trabalhem com eficácia, ou melhor, com maior eficácia em ambientes mais frios. Além disso, a nebulosidade não impede a captação da radiação solar.

  • Mito 2: A energia solar continuará alimentando minha casa em caso de apagão da rede elétrica pública.

  • Fato: Se você possui um sistema on-grid, a energia da sua casa também será desligada juntamente com a eletricidade da rede da concessionária, inclusive durante o dia, quando seu sistema está funcionando a pleno vapor. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico irá desligá-lo e isolá-lo para garantir a segurança dos técnicos que estarão trabalhando na rede. Isso ocorre em resposta à uma norma de segurança imposta pela ANEEL.

  • Mito 3: A energia solar é muito cara e economicamente inviável.

  • Fato: Na verdade, se compararmos os números de 2010 à 2019, podemos constatar os aumentos significativos, de 16GW para 105GW respectivamente, na instalação de geradores fotovoltaicos à medida que o investimento tornou-se mais acessível. De acordo com dados de mercado, a redução de preço de 90% no valor dos equipamentos foi o principal responsável por impulsionar a expansão mundial da energia solar.

  • Mito 4: Instalar a energia solar é bastante complicado e requer muita manutenção.

  • Fato: A instalação de um sistema gerador fotovoltaico é bastante simples, desde que você tenha contratado uma empresa confiável. Quanto à sua manutenção, podemos considerar praticamente zero, manter as placas limpas é o suficiente e isso até a chuva pode fazer por você. A matéria prima dos painéis solares lhes permite resistir as mais variadas condições meteorológicas, tais como chuvas fortes e granizos.


  • Mito 5: Painéis solares causarão danos ao seu telhado

  • Fato: Ao contrário disso, os painéis solares podem beneficiar seu telhado pois o cobrem, protegendo-o e preservando-o. Caso seu telhado esteja danificado e necessite da troca de alguma telha, os painéis podem facilmente ser retirados, contudo, é importante que defeitos e más condições sejam identificadas antes da instalação das placas.


  • Mito 6: É necessário a aquisição de baterias para o armazenamento da energia gerada em excesso.

  • Fato: Um sistema on-grid é ligado diretamente na rede da concessionária local, sendo assim, a energia que sobra não poderá ser armazenada em baterias e sim transformadas em créditos que serão acumulados com a concessionária de energia. Tais créditos poderão ser utilizados posteriormente, em período onde não há geração de energia, por exemplo, no período noturno ou em outro imóvel, desde que este esteja localizado dentro da área da mesma concessionária. Apenas o sistema off-grid permite o armazenamento da energia excedente em baterias, contudo este tipo de sistema, por hora, é inviável devido ao seu custo elevado.


  • Mito 7: Uma casa com energia solar é mais difícil de ser comercializada.

  • Fato: Este pode ser considerado o maior dos mitos. Uma casa com energia solar pode sofrer valorização de até 6% na hora da venda, além disso, alguns estudos constataram que casas com energia solar vendem mais rápido.


  • Mito 8: Os painéis solares serão um grande problema ambiental depois de esgotado sua vida útil.

  • Fato: Painéis solares são planejados para durarem ao menos 25 anos produzindo energia até 80% de sua capacidade total. Após este período, não necessariamente deverão ser descartados, até porque continuarão sua produção, ainda que reduzida. No caso da necessidade de descarte, ainda existe a possibilidade de serem reciclados.


Cada artigo publicado em nosso Blog evidencia ainda mais a viabilidade da Energia Solar. Faça agora seu orçamento, livre-se das altas tarifas de energia, valorize seu imóvel e ainda contribua com a preservação ambiental.



38 visualizações
bottom of page