• Eletrotrafo

Energia Solar, a Energia do Futuro

Atualizado: Jul 3

Ainda que no início de seu avanço, a energia solar já provou que veio para ficar, trazendo desenvolvimento, geração de empregos e uma grande mudança no setor energético.

A quantidade de sistemas instalados atualmente no Brasil já passa de 40 mil, isso comprova o quanto esse tipo de energia é promissor. Apesar dos números serem surpreendentes a cada período, o mercado ainda se apresenta pouco explorado se comparado com a grande disponibilidade de oportunidades ainda a serem exploradas.

O Brasil despertou tarde em relação ao uso de energia solar, em tempo, podemos dizer que o Brasil despertou no “verão da energia solar”. Esse verão não se refere a uma estação climática do ano, mas em uma época de aquecimento do mercado de energia solar, onde há uma corrida desenfreada por desenvolvimento de novas tecnologias, que provoca uma queda considerável no valor dos equipamentos para geração de energia fotovoltaica, assim como na mão-de-obra, tornando o sistema muito mais acessível.

Os sistemas instalados em território brasileiro são, em sua maior parte, categorizados como sistemas de geração distribuída. Neste modelo, os módulos fotovoltaicos são instalados geralmente em telhados, produzindo energia para suprir a necessidade do imóvel, onde o excesso é direcionado para a rede elétrica local e convertido em créditos para utilização futura. O payback estimado deste tipo de sistema, varia entre 4 e 6 anos, o que é um fator de grande relevância e que garante sua viabilidade, já que a vida útil está prevista para um mínimo de 25 anos.


Um mercado mais competitivo nem sempre é igual a mais inovação e qualidade.

Como já podemos ver, a energia solar vem crescendo a todo vapor no mundo inteiro. As indústrias de painéis solares, assim como as de inversores, cabos e estruturas de fixação, pesquisam a todo momento melhorias em sua tecnologia, buscando novas matérias-primas, tornado os equipamentos mais duráveis, eficientes e baratos, de forma que possam aumentar sua competitividade no mercado.

Embora esta busca por um destaque entre a concorrência possa ser muito positiva para o consumidor final, o aumento da demanda também traz o surgimento de empresas, marcas e profissionais desqualificados, o que poderá ser um grande problema no resultado final do seu investimento em energia solar, podendo até gerar prejuízo.

Diante das inúmeras oportunidades e opções, clientes e empresas começam a entender a importância de buscar por empresas sérias, equipamentos de qualidade e certificados e mão-de-obra especializada, considerando o quesito “preço” como uma segunda questão.


A Energia Solar Irá Gerar Empregos

Estudos indicam que até 2020 serão mais de 100 mil pessoas empregadas no ramo de energia solar em todo Brasil, sendo a maior parte destas vagas direcionadas ao setor de instalação, cerca de 60mil para técnicos e auxiliares de instalação.


Um Novo Modelo de Negócio

A energia solar proporciona uma nova modalidade de consumo de energia, onde cada um poderá gerar sua própria energia, limpa e renovável. Ao que tudo indica, o futuro ainda é mais promissor, onde a energia solar poderá ser a mais barata disponível no mercado. Com esta nova perspectiva, as concessionárias de energia sentem-se obrigadas a mudar seu atual modelo de negócio e distribuição de energia elétrica, para que possam continuar ativas no mercado energético.

A energia solar veio realmente para ficar e democratizar a produção de energia limpa.

2 visualizações

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.