top of page

ENERGIA SOLAR EM PROPRIEDADES RURAIS


Assim como em qualquer empreendimento, os custos com energia na agricultura são expressivos e consomem grande parte do investimento na produção. Irrigação, bombeamento d’água, estufas, cercas elétricas, dentre outras necessidades, são os principais responsáveis pela demanda de energia em propriedades rurais. Neste cenário, a energia solar pode se apresentar como excelente solução, reduzindo as despesas com energia elétrica em até 95%.


Na propriedade rural, a energia solar pode ser explorada em dois tipos de sistemas, on-grid ou off-grid. O modelo on-grid possibilitará a produção da própria energia, mantendo o sistema elétrico ligado à rede da concessionária. Dessa forma, a energia produzida em excesso poderá ser creditada na rede e utilizada posteriormente, em momento onde é impossível o funcionamento do sistema, como à noite, por exemplo. Já o sistema off-grid possibilita a total independência energética, além de atender lugares remotos, onde não há a presença de concessionária de energia. Neste caso específico, a energia é armazenada em baterias e utilizada na propriedade conforme a demanda.


Como posso instalar energia fotovoltaica em minha propriedade rural?

A energia solar fotovoltaica é democrática e funciona para todos. O primeiro passo é encontrar uma empresa especializada em instalação de equipamentos fotovoltaicos, como a ELETROTRAFO SOLAR. Por sua vez, a empresa vai coletar todos os dados necessários para elaboração de um projeto condizente com o consumo da sua propriedade. Esse projeto também avaliará o espaço necessário para instalação, após isso será apresentada uma proposta com todas as informações sobre o sistema, equipamentos, valores, prazos, etc. Com essa proposta em mãos o produtor rural poderá escolher qual forma de financiamento melhor se encaixa para sua situação.


A Energia Solar Fotovoltaica é, com certeza, dentre os modelos de geração de energia renovável, o mais vantajoso e viável. Linhas de créditos com taxas especiais, destacam ainda mais sua viabilidade, trazendo um rápido e lucrativo retorno financeiro. Faça já uma simulação com a ELETROTRAFO e veja qual será o investimento necessário para implantação da Energia Solar em sua propriedade.



13 visualizações
bottom of page