• Eletrotrafo

Município de Bandeirantes, no Paraná, Terá Sistema de Energia Solar

Atualizado: Jul 3


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai instalar seis unidades de sistemas de geração solar no município de Bandeirantes, no Paraná. Serão operadas por meio de regime de minigeração distribuída, para atender clientes em autoconsumo remoto, ou seja, a titularidade ser de uma mesma pessoa física ou jurídica, que esteja dentro da mesma área de concessão da distribuidora.


A implementação poderá ser realizada porque a Copel recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aquisição de 49% em uma empresa que detém ativos de geração distribuída de energia solar.


A potência instalada total do sistema será de 5,36 MWp (megawatt-pico, unidade de potência de energia fotovoltaica). Para se ter uma ideia, essa potência deve atender o consumo de energia de cerca de 10 mil habitantes. 


A Copel fará o trabalho em parceria com a Sistechne Participações e todo o processo está totalmente alinhado ao planejamento estratégico da empresa. “Temos por objetivo expandir nossos negócios, entrando no mercado de geração de energia solar, especialmente nos modelos minigeração”, comentou Cassio Santana da Silva, diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Copel.


Essa iniciativa da Copel corrobora com os dados apresentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que mostra que o setor vem crescendo no Brasil. Atualmente, o país tem em operação cerca de 2,5 gigawatts em capacidade, mais que o dobro do que o foi registrado em junho do ano passado, que era de cerca de 1 gigawatt.


Além deste projeto no município de Bandeirantes, a Copel que desenvolver outros projetos na área, tanto para clientes comerciais quanto industriais. Na prática, a empresa implementa e opera as unidades de Geração Distribuída de energia, e o cliente assina um contrato de aluguel da usina, obtendo desconto na fatura de energia.


A Copel é uma empresa brasileira do estado do Paraná que geram transmite e distribui energia elétrica, que também atua no setor de telecomunicações em praticamente todo o estado. 


A Companhia atende diretamente a 4.515.938 unidades consumidoras em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por 8.453 empregados.


Fonte: Portal Solar


6 visualizações

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.