• Eletrotrafo

O Guia Final para Iluminação da Cozinha

Atualizado: Jul 3


É na cozinha onde você prepara suas melhores refeições, se diverte com a família e amigos e vive ótimos momentos. Então nada melhor do que ter uma cozinha bem iluminada e aconchegante para curtir essas ocasiões tão especiais, não é?

Assim como já abordamos em outros artigos, sobre outros cômodos da casa, a iluminação também pode ser um grande diferencial na iluminação e decoração da sua cozinha.

Confira nosso guia definitivo sobre iluminação para cozinha:


Iluminação para mesas ou ilhas centrais

Na maior parte dos projetos, a ilha ou a mesa da cozinha são posicionadas no centro do cômodo, tanto para agregar no layout, quanto na eficiência do ambiente. Utilizar pendentes em fileira, que trarão um certo charme para sua cozinha e ainda proporcionará a sensação de alongamento, ou seja, que o espaço é maior do ele realmente é. Para torná-la ainda mais aconchegante e com um estilo romântico utilize lâmpadas amareladas, pois elas causam uma sensação de conforto.

Entretanto se seu estilo for minimalista, opte por lâmpadas brancas, elas deixam o ambiente mais claro e clean. Em todos os lustres e pendentes, certifique-se de usar lâmpadas LED, dessa forma você garantirá uma economia considerável em sua conta de luz.


Iluminação para mesas laterais

Um mesa lateral próxima a janelas ou portas, é excelente para aquele café da manhã em família e pode se tornar um espaço muito atrativo na cozinha. Embora este espaço geralmente seja bem iluminado, por causa da luz natural que vem das janelas ou portas, você precisará de algumas lâmpadas para garantir a iluminação durante a noite. Um pendente baixo pode tornar o espaço mais convidativo e incentivar uma sensação de união à mesa.

O estilo adotado servirá como o guia para a escolha do tipo de iluminação, particularmente nesta área, você poderá optar por um estilo diferente do restante do espaço. Por exemplo, pode-se obter uma cozinha minimalista, com um cantinho mais industrial. Ou ainda, obter toda atenção voltada para o pequeno espaço, utilizando pendentes mais extravagantes. Outra opção é criar um clima campestre utilizando-se de arandelas laterais, isso dependerá do seu estilo e da sua criatividade.


Iluminação para mesa de Jantar

A mesa de jantar tende a ser um ambiente mais formal do que cantos de café da manhã ou ilhas de cozinha. As mesmas ideias utilizadas para as mesas laterais, como lustres ou pendentes mais extravagantes, podem ser aplicadas neste local. Mas você pode ir além, em vez de iluminar tetos e paredes, por que não trazer a iluminação para a mesa? Há diversos modelos de mesas de jantar construídas com luzes dentro delas ou, para um cenário mais tradicional, as velas nunca dão errado.



Iluminação do armário

A iluminação dentro do armário é essencial. Você pode colocar luzes embutidas ou luzes que utilizam baterias . Esse tipo de iluminação é perfeita para facilitar na hora de encontrar as coisas e excelente para quando você quer fazer aquele lanchinho a noite, sem acender todas as luzes da cozinha. A iluminação interna é importante, mas e a iluminação externa? A iluminação externa de seus armários podem trazer uma sensação de profundidade a cozinha. Você pode utilizar fitas de LED na base de seus armários, isso fará com que pareça maior e também é uma ótima maneira de surpreender seus convidados! Como alternativa, instale luzes no piso perto dos armários, para adicionar altura a eles e facilitar a localização de itens quando você os abrir.


Iluminação da parede

Se o seu teto for baixo ou quando quiser algo um pouco diferente, integre a iluminação da parede ao design da sua cozinha. Existem hoje uma grande variedade de arandelas de parede que podem trazer mais modernidade e sofisticação ao ambiente. Podem ser encontradas em diferentes materiais, tornando-se uma adição artística ao espaço da sua cozinha.


Um novo projeto de iluminação pode fazer com que sua cozinha pareça nova e diferente.

Se nosso guia te inspirou de alguma forma, visite uma de nossas lojas, conheça o nosso show room de decoração e exercite sua criatividade.

0 visualização

INSTITUCIONAL

FALE CONOSCO

(43) 3520-5000

2ª A 6ª das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h

faleconosco@eletrotrafo.com.br

ACOMPANHE-NOS

Eletrotrafo Produtos Elétricos Ltda, pessoa jurídica brasileira de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 80.224.785/0001-15.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.